4 ferramentas gratuitas para produzir apostilas interativas online

Apostilas para EAD

A cada dia que passa temos que estar mais “antenados” nas novas tecnologias que vêm surgindo. Isso nos ajuda a entender, a utilizar e a criar metodologias eficazes para, principalmente, conquistar a adesão de seu público-alvo no material que você preparou.

No atual cenário, além de material audiovisual, como podcasts e vídeos, uma boa ferramenta de aprendizagem são os arquivos pdf em formato de revista, os chamados flips. Nele, você pode passar para um lado e para o outro como se estivesse folheando.

À primeira vista parece ser algo complicado de fazer e que requer muitos conhecimentos de tecnologia. Entretanto, este recurso é muito simples de ser realizado e ainda conta uma grande variedade de ferramentas gratuitas na internet.

Selecionamos 4 ferramentas gratuitas para te ajudar neste processo e criar materiais interessantes para os seus alunos:

1. Flipsnack

Com ele, você faz o upload dos seus pdf’s já prontos e ele cria uma revista virtual para você. Além disso, você terá diversas opções de personalização e um editor para realizar ajustes. Com ele você ainda pode compartilhar na internet e fazer o download para seu computador. Além do plano gratuito, o Flipsnack possui diversas opções pagas, com opções avançadas.

2. Yumpu

Totalmente gratuito, o Yumpu oferece basicamente as mesmas características do anterior. Entretanto, ele dispõe de mais opções de templates e oferece publicações ilimitadas. Contudo, a ferramenta é em inglês.

3. Paper Turn

O Paper Turn traz uma versão gratuita de teste. Nele, você pode criar ou fazer o upload de seus pdf’s. Além disso, você pode criar um flip interativo, com botões para adicionar links para sites e outras informações. São 14 dias para testes, depois passa a ser pago.

4. Flipbook Creator

Uma das ferramentas mais simples é a Flipbook Creator. Caso você já tenha todo o seu material pronto e que necessite apenas fazer o flip, essa é a essencial, pois não terá como fazer alterações. Você define um título, faz o upload e a ferramenta envia para o seu e-mail o material pronto. Totalmente gratuito.

A partir destas dicas, você terá mais um conjunto interessante de ferramentas para te ajudar na construção de objetos de aprendizagem. Escolha uma das que selecionamos e comece a montar seus pdf’s interativos agora mesmo!

Deixe um comentário