5 recursos digitais para você otimizar o tempo e ser mais produtivo na criação dos seus cursos online

5 recursos digitais para você otimizar o tempo e ser mais produtivo na criação dos seus cursos online

Em plena expansão, o ensino a distância está cada vez mais presente na vida dos estudantes e também de professores. Segundo o Censo da Educação Superior de 2016, o EAD teve um crescimento anual de 7,2% em número de matrículas. Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), houve crescimento de 51% na oferta desta modalidade.

Por conta deste aumento de demanda, muitos professores começam a ver com bons olhos a oportunidade de criar seus próprios cursos e disponibilizá-los na internet, através de plataformas e com seus métodos de ensino.

Entretanto, muitos ainda enfrentam dificuldades para a criação dos cursos online pela falta de conhecimentos em tecnologias e ferramentas para deixá-los mais atraentes e, ao mesmo tempo, funcionais.

Selecionamos, então, 5 ferramentas fundamentais para que os professores possam criar os seus conteúdos de forma simples, rápida e que dão um resultado profissional aos seus cursos.

1. Canva

O Canva é um ótimo editor de imagens online para quem busca rapidez e um bom resultado final. Com uma grande variedade de templates, ele é, sem dúvida, um grande amigo para quem deseja criar ilustrações e infográficos, com uma interface que não requer conhecimentos avançados.
Você poderá optar pelas funcionalidades gratuitas ou pagas, porém as gratuitas são muito úteis na construção de conteúdos mais básicos.

2. Infogram

Se seu conteúdo tem muitos gráficos e infográficos, o Infogram é uma ferramenta online que vai fazer o professor ganhar muito tempo na criação do material. Assim como o Canva, o Infogram é online e totalmente intuitivo, podendo, inclusive, importar dados de uma planilha de Excel, por exemplo.
A versão gratuita do Infogram é limitada, contudo, as funcionalidades permitidas atendem muito bem às necessidades.

3. Movavi

Uma das principais ferramentas para cursos online é a videoaula e com o Movavi o professor vai conseguir fazê-la com qualidade profissional. Apesar desta promessa, a usabilidade é simples e o programa permite tanto a captura da tela do computador, como a gravação pela webcam. Além disso, há opção de exportar diretamente para o Youtube.
Diferente das ferramentas citadas anteriormente, o Movavi é um programa para instalação no computador, sendo disponível para PC e MAC.

4 . MindMeister

A organização é a base de tudo e a criação de um mapa mental, otimiza bastante as ações para a criação de um curso online. O MindMeister é a ferramenta ideal para capturar, desenvolver e compartilhar as suas ideias visualmente, totalmente online. Com ele, é possível adicionar pessoas para contribuir em seu mapa mental.
Com o mapa mental totalmente definido, o professor ganha agilidade e controle sobre as ações para a montagem dos conteúdos.

5. Google Acadêmico

Como o próprio nome diz, o Google tem uma ferramenta própria para artigos acadêmicos. Ela pode ser bastante útil para fundamentar os projetos para o seu curso online, com diversos trabalhos universitários sobre o assunto que você busca através de palavras-chave.
O Google Acadêmico é totalmente gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar, através de um navegador de internet.

Além dessas ferramentas, é essencial, também, selecionar bem os conteúdos e organizá-los de forma que o seu aluno possa ter uma boa experiência no seu curso online.

Deixe um comentário