5 filmes na Netflix que retratam o valor da Educação

Filmes sobre Educação

Os serviços de streaming, com a sua grande oferta de filmes e séries, vêm demonstrando que seu poder pode ir muito além do simples entretenimento. Seus temas trazem reflexões importantes com abordagens muito atuais sobre questões sociais, políticas e, mesmo, inspiracionais que, via de regra, nos conduzem a um pensamento crítico e reflexivo.

Pesquisando sobre o tema educação, encontramos produções que nos convidam a uma reflexão sobre o papel do professor, a importância do sistema educacional, do aluno e do valor da educação.

Pegue papel e caneta e prepare a pipoca, pois vamos selecionar 5 filmes sobre educação na Netflix, que retratam a importância da educação e seu poder de transformação.

Filmes Sobre Educação

   1. Escritores da Liberdade

“Baseado em uma história real onde uma dedicada professora acaba de chegar em uma escola marcada e dividida por preconceitos raciais, ela se vê obstinada a mudar a realidade da escola, ensinando uma turma de alunos adolescentes que apresentam sérios problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los e acreditarem em si mesmos.”


    2. Uma Lição de Vida

“O filme é uma história real de Kimani Maruge Ng’ang’a um queniano que lutou para estudar aos 84 anos. Seu sonho era aprender a ler e escrever, mas foi interrompido ainda jovem, pois foi preso e torturado por lutar pela sua liberdade em seu país. Maruge foi a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária, de acordo com o Guiness Book.“


     3. Coach Carter – Treino para a vida

“Kevin Carter foi um ex-aluno do Colégio Richmond, ele retorna para a sua antiga escola para colocar o time de basquete em forma. Com um regime autoritário, disciplinado e muitos regramentos, ele está determinado a fazer com que os jovens sejam vencedores tanto na escola quanto nas quadras.”


    4. Mentes Perigosas

“Uma oficial da marinha abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras e é forçada a lidar com a rebeldia dos alunos, problemas sociais e as complicações de morar no Brooklyn onde são cercados de gangues. Então se vê em busca de estratégias que incentivem seus alunos, percebendo que a única maneira seria reformular sua prática pedagógica para criar vínculo com seus alunos, a fim de fazer com que eles reconhecessem que só poderiam tentar mudar a realidade em que viviam se buscassem conhecimento.”


    5.  Sociedade dos Poetas Mortos

“Após a chegada de John Keating, professor que usa métodos inusitados para incentivar seus alunos, sete estudantes da Welton fundam a “Sociedade dos Poetas Mortos”, grupo que se reúne clandestinamente para promover a leitura de clássicos da poesia americana. Com os ensinamentos do novo professor, os jovens começam a descobrir que a educação vai muito mais além do que ensinam os quatro pilares da escola: tradição, honra, disciplina e excelência.”


Agora gostaríamos de saber de você – quais destes filmes, ou outros que você tenha assistido sobre educação, inspiraram você na sua fase acadêmica? Deixe nos comentários o que você achou caso já tenha assistido algum desses filmes ou indique outros sobre este tema.  

Deixe um comentário